Quanta reclamação!

Quanta reclamação!

Começar um longo dia de trabalho e ter a certeza que longas ou curtas, mas constantes reclamações virão até você não é nada agradável, concorda?

Pior ainda quando a reclamação está intrinsecamente ligada à fofoca. Não saber lidar com situações como essas pode agravar a situação e tornar o ambiente de trabalho insuportável.

Reclamações por algo que proporcione uma melhoria de processo ou de comportamento são bem-vindas, desde que de maneira adequada e com conotação construtiva. Melhor ainda se vierem carregadas de soluções.

Está passando por isso e não sabe o que fazer? Comece verificando quais os profissionais mais “reclamões”. Identifique se há a conotação de fofoca (normalmente direciona apenas a problemas de outrens, nunca de si próprio ou de sua área) ou se é apenas uma vontade clara de contribuir. Em seguida, monte uma estratégia para sanar o problema: utilizando maneiras de combater as fofocas ou criando canais de sugestões para melhorias de processos ou de incentivo para novas ideias.

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